Xat

REGRAS -NÃO COLOCAR LINKS DE SEU BLOG , NEM FAÇAR propaganda de blog , NEM ESCREVE MUITA PALAVRÃOS ,NEM XINGAR, NEM COLOCAR SEU ORKUT AQUI NEM MSN, QUE QUISER COLOCAR EM PRIVADO OK?, NEM COLOCAR VIDEO DE PUTARIA OU FOTO TAMBEM,SEM FANBOY, nem faz muita flooder,NEM FACAR BARULHOR DE SOM DIFERENCE TODAS HORAS, SENÃO SERÃO BANIDO

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

inFamous


InFamous é um jogo exclusivo para PlayStation 3, que envolve o jogador com muito mistério e ação em um mundo aberto. Anunciado pela primeira vez no evento Electronic Entertainment Expo (E3), o título despertou a curiosidade dos espectadores por retratar eventos enigmáticos.

Uma explosão acabou com seis quarteirões de
Empire City, demolindo qualquer coisa em seu caminho. Um homem sobreviveu no centro da explosão e sua vida foi alterada para sempre.

Super poderes subitamente começam a se desenvolver, e cabe ao jogador decidir o destino do protagonista. Vingança, proteção de inocentes ou ambas as opções serão encaradas pelo jogador. O que sobrou da cidade influenciará diretamente na reação do restante das pessoas.

Na trama você assume Cole, um cara aparentemente comum que começa a desenvolver poderes especiais baseados em eletricidade. Caberá a você adaptar o protagonista às suas novas habilidades, definindo também a sua reputação.

Batalhas são outro fator presente em inFamous. Várias responsabilidades acompanham o papel de super herói, as quais incluem batalhar com vilões icônicos e perigosos. Seus oponentes estão espalhados por um gigantesco mundo aberto, o qual pode ser extremamente reagente às suas habilidades. A evolução da cidade e dos protagonistas é um dos fatos que marcam presença em inFamous.

(ps3)

GRAFICO 10
SOM 10
HISTORIA 10
JOGABILIDADE 10

VIDEO

DEVIL MAY CRY 4


Devil May Cry 4 (DMC 4) foi anunciado oficialmente pela Capcom em março deste ano, causando um estardalhaço enorme entre os fãs por ter sido divulgado para três plataformas: PS3, Xbox 360 e PC (a franquia era exclusiva da Sony). Toda a atmosfera gótica retorna em grande estilo, só que desta vez figuram mais dois personagens além de Dante: Nero e Kyrie. Até agora sabe-se que Nero será um personável jogável; supõe-se, naturalmente, que Dante também; e o grau de participação de Kyrie ainda é um mistério.

O game é a segunda seqÜência de Devil May Cry — soa estranho, não? Explicando: DMC 3 era um prólogo ao Devil May Cry original, em outras palavras, DMC 4 é a continuação de DMC 2. Fontes como a revista japonesa Famitsu, apontam que Dante atuará como coadjuvanta no enredo.

Nero (em italiano: preto) — um sujeito de calças jeans azuis, casaco longo e outras vestimentas em tons vermelhos — vislumbra Dante como um vilão. Isso é justificado pelo culto a Sparda, deidade adorada pela Kyo-dan Kishi (Order of the Sword; ou em bom português "Ordem da Espada"). Nero testemunha Dante assassinando alguns membros da supracitada ordem e, por isso, interpreta-o como mau.

Entre as armas de Nero constam a Red Queen (Rainha Vermelha), uma espada manejada com apenas uma mão e decorada com bom gosto e esmero; um revólver de alcunha Blue Rose (Rosa Azul); e os poderes obscuros e diabólicos que emanam do seu braço, chamados de "Devil Bringer" (literalmente, algo como "aquele ou aquilo que traz o demônio ou o diabólico"). O visual do game promete surpreender as expectativas dos mais exigentes, além da combinação de ação estilizada com o clima que só Devil May Cry oferece.

(XBOX 360,PS3,PC)

GRAFICO 9.4
SOM 9,3
HISTORIA 10
JOGABILIDADE 10

VIDEO


Devil May Cry 3: Dante's Awakening

Devil May Cry 3 (DMC3) é o terceiro título do game mais obscuro da Capcom. Trata-se de um jogo marcado pelo clima dark/gótico obtido a partir de uma mescla de heavy metal, música industrial e corais com um toque erudito da literatura.

Dante — um ser metade demônio, metade humano — é o protagonista da série. Uma alusão à literatura clássica é válida: as três partes do livro (Inferno, Purgatório e Paraíso) da obra Divida Comédia, de Dante Allighieri, têm suas representações no jogo, além de diversos personagens e passagens.

A história de DMC3 se passa antes do primeiro jogo, numa época em que a agência Devil May Cry não tinha se formado e Dante não "acordara" para sua linhagem negra. Dante e os conflitos com o irmão-gêmeo, Virgílio, são o foco principal deste game. A maior parte do roteiro acontece em Temen-ni-gru, uma construção que lembra muito a torre que ligava a Terra e o Inferno na poesia do italiano Allighieri.

A jogabilidade é rápida e exige o uso de várias armas e habilidades de esquiva ou desvio para evitar danos. Devil may Cry 3 enfatiza a atmosfera de horror com quebra-cabeças intrincados, contudo o forte do game é a ação. É preciso combinar armas e estilos para as táticas variadas da Inteligência Artifical do computador. Devil May Cry 3 é um jogo inteligente com um toque cult, músicas tenebrosas e ação arrasadora. Sinistro, hein?

(PS2)

GRAFICO 8,9
SOM 8,7
HISTORIA 10
JOGABILIDADE 10

VIDEO

DEVIL MAY CRY 2


Devil May Cry 2 nos traz de volta ao mundo sombrio e violento de Dante, o caçador de demônios meio-humano! Desta vez, sua amiga caçadora de demônios Lucia tem o seu próprio disco. Trata-se de um jogo visualmente estonteante, com detalhes que irão envolver o jogador.

(PS2)

GRAFICO 7,9
SOM 8,5
HISTORIA 10
JOGABILIDADE 10

VIDEO

devil may cry


Devil May Cry é um jogo de ação/plataforma no melhor estilo hack and slash, no qual você deve dilacerar seus inimigos enquanto explora o cenário.

A história se passa na fictícia ilha de Mallet, sendo que a história gira em torno de Dante e Trish e seu confronto com o lorde dos demônios, Mundus. Apesar de ser o primeiro título da série os eventos se passam cronologicamente entre o
terceiro e o quarto jogo da franquia.

Devil May Cry é um dos jogos de ação mais populares do mundo, mesclando a ação intensa com uma jogabilidade envolvente, sem deixar de lado a sua trama, muito bem construída.

(ps2)

GRAFICO 7,9

SOM 8,5

HISTORIA 10

JOGABILIDADE 10

VIDEO

http://www.youtube.com/watch?v=VlfHI4YNWwk

Brütal Legend


Brütal Legend é um jogo de ação em terceira pessoa que faz uma paródia do universo do Heavy Metal. Colocando o jogador na pele do roadie de uma banda famosa, o título traz grandes nomes do cinema e da música, como Jack Black, Lemmy Kilmister (vocalista da banda Mötörhead) e Rob Halford (vocalista da banda Judas Priest), que dublam alguns dos personagens do game.

O jogador é colocado na pele de Eddie Riggs (dublado por Jack Black), que se fere ao trocar uma corda de guitarra, deixando seu sangue escorrer e atingir a fivela amaldiçoada de seu cinto. A fivela imediatametne ganha vida, transformando-se em um monstro maligno que leva Riggs a uma dimensão na qual as almas dos seres humanos são aprisionadas.

Para defender-se dos perigos da dimensão ao qual foi enviado, Eddie Riggs pode utilizar armas como um machado e uma guitarra (ao solar com esta, você derrete o rosto de seus inimigos). Além disso, o roadie pode dirigir um veículo equipado com armas para viajar pelo extenso universo do game ou simplesmente passar por cima de seus adversários.

(XBOX 360,PS3)

GRAFICO 9,9
SOM 10
HISTORIA 10
JOGABILIDADE 10

VIDEO


Sims vegetarianos recebem prêmio de organização de defesa dos animais.

A organização não-governamental de defesa dos animais PETA (Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais) elegeu The Sims 3 como o jogo mais “amigável aos animais” de 2009. O jogo foi um dos laureados nos Proggy Awards, tradicional premiação organizada pela PETA.

Sims versão vegetarianaThe Sims 3 recebeu o prêmio por permitir que os jogadores criem “Sims” (personagens de jogo) que podem ser vegetarianos — elemento incorporado na jogabilidade ao ponto de prolongar a expectativa de vida do “Sim”.

Em 2008 o prêmio foi para
Fable 2 — apesar dos chutes nas galinhas — pelo sistema no qual o consumo de frutas e vegetais conferia pontos de pureza, enquanto as carnes somavam pontos de deterioração.

A opção vegetariana já estava disponível em The Sims 2, porém somente através da instalação de uma modificação criada pelos fãs partidários do regime alimentar que exclui carnes e derivados.

BioShock


Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido especialmente para Xbox 360, PlayStation 3 e PC (baixe o DEMO agora mesmo no Baixaki) a partir de uma versão otimizada da Unreal Engine 3, o que garante belos gráficos e efeitos de luz e física surpreendentes. A Irrational Games, mesma de System Shock 2, é responsável pelo sucessor espiritual deste último, através da utilização de elementos de terror, suspense em um cenário irreal e amedrontador.

O apelo estético e a premissa da história são outros fatores que contribuem para conservar a essência sombria de Bioshock. O enredo se passa na cidade submarina Rapture, um complexo tecnológico que abrigava as mentes mais brilhantes de seu tempo. O período em que foi criado é a desolada década de 40 que, como sabemos, estava em meio a guerras, ascensão de regimes totalitaristas e uso de armas atômicas.

Não é de se espantar que tais cientistas tenham feito um local utópico que mantivesse toda a estética dos Estados Unidos da época junto a todas as facilidades tecnológicas possíveis: jukeboxes, bares com néon e cartazes de pin-ups, tudo sob as regras da art déco. Entretanto, o problema começa quando drogas que alteram o material genético das pessoas são incluídas nesta, até então, sociedade perfeita. Inicia-se, portanto, a queda e ruptura deste sonho.

O protagonista inicia sua aventura tentando sair deste local prestes a ruir. Inúmeras rachaduras e vazamentos nos vidros, que separam a cidade da pressão do oceano, fazem o jogador constamente lembrar do perigo iminente da submersão. Não bastando isso, existem inúmeras criaturas grotescas, sanguinolentas e hostis,subprodutos de repetidas alterações genéticas, sempre prestes a atacar a tudo e a todos.

Essa violência também está presente nos gráficos, que apresentam sangue realista, vísceras à mostra, além de incluir elementos controversos, tais como incluir uma menina sob a mira do jogador. A possibilidade de se modificar armas e do protagonista usufruir dos superpoderes dessas produtos de alteração genética completam as características mais marcantes de Bioshock.

(xbox 360,ps3,pc)

GRAFICO 9,2
SOM 9,1
HISTORIA 8,5
JOGABILIDADE 8,5

VIDEO

BioShock 2 é a aguardada sequência para o game homônimo de FPS (First Person Shooter, ou tiro em primeira pessoa numa tradução livre para o português). Desenvolvido pelos estúdios da 2K Games, o jogo agora traz novas possibilidades a uma cidade já conhecida pelos jogadores, Rapture.

A trama do game se passa dez anos após os eventos do primeiro BioShock. A cidade encontra-se em caos, e as Little Sisters, crianças coletoras da substância ADAM, não estão mais espalhadas pelo local. Mas, uma das garotas conseguiu escapar das garras dos jogadores, e decide retornar para Rapture para restaurar o local. Agora ela é uma Big Sister, a vilã do game.

No game, você assume o controle de um Big Daddy, uma das principais ameaças do primeiro game. Na pele do primeiro titã, você terá à sua disposição todo o arsenal da criatura. Brocas, lança-chamas, metralhadoras e lançadores de granadas feitos especialmente para você são apenas alguns dos itens de destruição. Você ainda contará com a possibilidade de utilizar Plasmids, substâncias que fornecem poderes sobre-humanos aos usuários.

O clássico “Incinerate” está de volta, e pode ter seu poder de fogo significativamente aprimorado. Outra novidade é que agora é possível combinar habilidades diferentes, o que resulta em ataques únicos e mais potentes. Além disso, jogadores podem utilizar simultaneamente armas e Plasmids, algo indisponível no primeiro jogo.

As Little Sisters voltarão a perambular a cidade depois da chegada da Big Sister, e você as encontrará com frequência. Junto a elas, estarão outros Big Daddys e para interagir com as crianças é necessário eliminá-los. As opções de interação envolvem “Harvest”, na qual o jogador sacrifica a Little Sister e obtém uma grande quantia de ADAM, e “Adopt”. A adoção faz com que a personagem caminhe ao seu lado, indicando corpos para coleta de ADAM.

BioShock 2 é indispensável para os fãs do primeiro game. As novas possibilidades e a nova inimiga, a Big Sister, são apenas alguns dos fatores que tornam o game atraente. Há ainda a possibilidade de o jogo suportar modos para multiplayer, mas nada ainda foi confirmado.

(xbox 360,ps3,pc)

grafico 9,6
som 9,4
historia 8,5
jogabilidade 9,2

video

Killzone 3, InFamous 2, Resistance 3 podem aparecer na E3.

Se você possui um PlayStation 3, é melhor ir se preparando. Guarde muito, mas muito dinheiro, pois uma enxurrada de títulos excelentes deve abastecer o console neste ano, que parece ser um excelente período para o Cavaleiro Negro da Sony. Primeiramente, temos uma série de games de peso confirmados, como God of War III, Heavy Rain e Gran Turismo 5. Como se não bastasse, parece que a Sony ainda tem muitas supresas para 2010.

Uma E3 que promete ser eletrizanteRecentemente, uma imagem cai na net e deixou muitos fãs de Resistance intrigados. Trata-se de uma foto tirada durante as filmagens de um filme chamado Battle: Los Angeles, que deve chegar às telonas em 2011, retratando soldados estadunidenses tentando combater uma invasão alienígena. Na imagem, é possível ver claramente um outdoor de Resistance 3. A E3 é uma excelente opção para anunciar oficialmente o game.

Outro título que também deve ser revelado durante o evento é InFamous 2. Se você acompanha o Baixaki Jogos, provavelmente deve se lembrar da notícia envolvendo um dublador que, sem querer, revelou ter feito um teste para a voz de Cole em InFamous 2. Logo em seguida, o ator apagou a mensagem de sua página no Twitter, após ter sido, provavelmente, alertado sobre o que estava fazendo.

Por último, mas não menos importante, Killzone 3. De acordo com a revista Official PlayStation Magazine, o jogo já encontra-se em desenvolvimento, e deve chegar às lojas ainda em 2010 — ao contrário dos dois outros títulos, que não devem aterrissar antes de 2011.

Resta esperar até a Entertainment Electronic Expo (E3) de 2010, que inicia-se no dia 15 de junho. Fique atento por novidades aqui no video game brasil

FORZA 2 MOTORSPORT


Forza Motorsport 2 é o jogo de simulação de corridas mais esperado para o console Xbox 360 em 2007. Produzido com o intuito de chegar à altura de Gran Turismo, exclusividade da Sony, Forza é considerado por muitos como o melhor jogo de corrida para videogame. E não é para menos, pois o mecanismo de jogo (engine) é digno de respeito.

Tal mérito se deve porque Forza Motorsport 2 tenta alcançar o máximo de realidade possível, aproximando pela primeira vez danos e desgastes físicos condizentes com o mundo real. Você já se imaginou em uma corrida quando, devido à temperatura do asfalto ou de objetos caídos na pista, a textura do pneu acaba deformando-se e a suspensão perde o balanço? Tudo isso é simulado e permite corridas onde tudo pode acontecer.

Alcançar o oponente através do vácuo deixado pelo trajeto do carro adversário também é uma das características que o game promete explorar. Ao contrário do concorrente, em Forza não é aconselhado fazer visitas à caixa de brita e aos muros, muito menos encostar ou bater nos carros dos adversários. Isso porque o título conta com um sistema de danos completo, comprometendo o piloto em caso de batidas. Além disso, os gráficos são de última geração e permitem, em caso de acidentes, que vários corpos voem e se espalhem pelos autódromos.

A integração com o volante Wireless do console é total, propiciando uma experiência ainda mais realista e agradável. Contudo, a visão cockpit (câmera interna do carro) não está presente e pode desagradar alguns. As corridas através da Live (sistema multiplayer online) são um dos principais enfoques do jogo, uma vez que tudo é mais divertido quando jogamos com os amigos.

Forza Motorsport 2 contém 18 ambientes e mais de 60 autódromos. Destes, 13 são licenciados, tais como: Laguna Seca, Silverstone, Nurburgring, Road America e outros. E quanto aos veículos? Para o deleite dos olhos dos jogadores, são mais de 300 carros oficiais disponíveis, todos modelados individualmente. Entre as fabricantes de carros presentes estão: Ferrari, Lamborghini, Porshe, Audi, Peugeot, Volkswagen, Chevrolet, Ford, Dodge, Mitsubishi, Nissan etc.

Ao desenvolver Forza Motorsport 2, a Microsoft teve o auxílio de pilotos e engenheiros do mais alto escalão no ramo automobilístico. Os carros podem sofrer desgastes, bater e se espedaçar, assim como reagir à alterações térmicas e mudanças de pressão. Enfim, Forza Motorsport 2 tem tudo para abalar e levar o título de melhor no gênero este ano!

(xbox 360)

GRAFICO 9,5

SOM 9,8

HISTORIA 10

JOGABILIDADE 10


VIDEO

http://www.youtube.com/watch?v=KoZSLY8Xjyk



Forza Motorsport 3


Forza Motorsport 3 é o terceiro game de uma série que chegou para arrebentar tudo. A seqüência de jogos de corrida fez alguns gamers vibrarem com os emocionantes eventos retratados de maneira exuberante pelo game.

O terceiro jogo da série exibe gráficos ainda mais convincentes e muitas novidades arrepiantes, como novos carros e pistas. A adrenalina chega mais uma vez para entreter os usuários do Xbox 360, desta vez com um sistema de danos convincente e com diversas inovações no que diz respeito à comunidade de jogadores.

Além disso, novos modos de corrida e um sistema bastante interessante de ajuda contribuem para o enriquecimento da série. De maneira semelhante ao seu antecessor, Forza Motorsport 3 é uma opção muito interessante para os fãs de velocidade.

(xbox 360)

grafico 10
som 10
historia 10
jogabilidade 10

video

Pegue a sua caixa de ferramentas virtual e prepare-se para tunar o seu carro.

Aperfeiçoar, afinar e ajustar. O car tuning pode ter começado com o passatempo de mecânicos e entusiastas do automobilismo, mas hoje já é uma indústria articulada que deve ser respeitada.

Como a expressão inglesa que dá nome a prática sugere, tuning (afinação) consiste basicamente em aperfeiçoar um veículo — mesmo que hoje o termo esteja associado a toda uma cultura independente. E se na vida real esses ajustes fazem muita diferença no desempenho dos veículos modificados no mundo virtual o impacto é ainda maior, podendo render aqueles segundos precisos que colocaram o seu carro na frente dos adversários.

Forza Motorsport 3Rodas, pneus, suspensão, motor, aerofólios são alguns dos componentes básicos que podem ser alterados para aumentar o desempenho da máquina. No entanto poucos jogadores realmente sabem o que cada um desses componentes afeta na dirigibilidade e comportamento geral do veículo, quem dirá as melhores configurações desses itens para os seus propósitos.

Os benefícios de personalizar o seu veículo vão de simples efeitos estéticos a aumentos de rendimento que podem efetivamente laçá-lo a frente dos adversários. O melhor de tudo é que tais alterações, apesar de incrementarem o seu veículo, não alteram a categoria (um Fusca turbinado continua sendo um Fusca).

Pensando nisso o Baixaki Jogos resolveu produzir um guia básico de “tunagem” virtual, explicando rapidamente o que cada componente faz e como o seu ajuste afeta o carro. Neste guia vamos apresentar alguns conceitos universais (que podem ser utilizados em qualquer jogo de corrida que permita tais alterações), mas para exemplificá-los vamos utilizar o jogo Forza Motorsport 3 — já que se trata do melhor simulador disponível no mercado e que Gran Turismo 5 ainda não foi lançado.

Pneus

Queimando borracha

O ajuste da pressão nos seus pneus pode parecer algo banal, mas como todo motorista sabe, trata-se de uma forma simples de aumentar o desempenho do seu veículo durante as curvas.

Pressões elevadas aumentam consideravelmente a reposta nas curvas, diminuindo as derrapagens. Entretanto se o pneu estiver muito inflado ele sairá da posição central, perdendo assim superfície de contato com a pista.

Gran Turismo 5Se o jogo for um simulador realista este problema pode ser intensificado ao longo da corrida, conforme a borracha esquenta e o ar dentro do pneu expande, aumentando assim a pressão (psi).

Em contrapartida, ao diminuir a pressão você terá maior maleabilidade, que por sua vez permitirá que o pneu ajuste-se ao solo e aumente a superfície de contato. Essa dinâmica aumenta a aceleração do veículo, mas prejudica a dirigibilidade dos carros durante as curvas.

Cada jogador deve ajustar o seu veículo conforme as suas preferências, mas a dica aqui é tomar cuidado com as variações, já que a menor alteração de pressão causa efeitos significativos na pista.

Transmissão

Vai engraxar cardã

O ajuste da transmissão está ligado a relação entre o número de voltas do eixo cardã em um giro completo da roda. Um índice alto faz com que o motor alcance o seu pico mais rápido, mas diminui velocidade máxima da marcha.

O efeito de marchas de índice alto é a aceleração rápida em troca de velocidade mais baixa, já as de índice baixo (em torno de 0.8:1) diminui a aceleração mas aumenta a velocidade final alcançada pelo veículo.

O ajuste refinado das marchas é uma arte. Enquanto alguns simulados permitem apenas a escolha geral de configuração alguns possibilitam a configuração individual de cada uma das marchas. Assim, as marchas mais baixas (da primeira a terceira) devem possuir índices elevados, enquanto as altas (da quarta em diante) devem diminuir gradualmente os seus índices.

O ideal é criar uma curva gradual na qual o seu motor trabalha em um nível perfeito de RPM. Essa curva é controlada pelo ajuste dos índices de cada marcha, diferenças abruptas provocam alterações muito instáveis de RPM, o que prejudica o motor.

Eis três exemplos de configurações tiradas do jogo Forza Motorsport 3. Na primeira vemos o modelo clássico, equilibrado, no segundo uma transmissão voltada para a aceleração e por fim uma direcionada a altas velocidades (mas baixa aceleração).

Marchas EquilibradasMarchas de aceleraçãoMarchas para velocidade

O ajuste da transmissão está mais atrelado as características de cada pista do que necessariamente as preferências do piloto. Alguns traçados não permitem altas velocidades, portanto o natural é ajustar o seu veículo para favorecer a aceleração. Enquanto isso, em circuitos de alta velocidade é preferível perder aceleração para aumentar a sua velocidade e assim por diante.

Alinhamento

Cambagem, TOE e Caster


Quando o assunto é alinhamento os pilotos tem uma boa idéia da importância de cada um desses atributos, mesmo que o ajuste deles seja um verdadeiro mistério. TOE, Cambagem (Camber) e Caster afetam diretamente a dirigibilidade do veículo, bem como o gasto dos pneus e desempenho geral do veículo.

Cambagem NegativaA cambagem do carro refere-se ao ângulo vertical da roda quando observada pela frente ou por trás. Assim sendo, quando as rodas apontam para o chassi o camber é negativo, quando apontam para fora o camber é positivo.

Essa diferença de ajusta aponta a força que a roda exercerá em uma curva, já que tal efeito está relacionado ao ângulo relativo desta à superfície da pista. Assim sendo, o camber tem o principal efeito sobre a estabilidade (grip).

Os ajustes de cambagem ajudam o veículo a conseguir velocidade máxima dentro das curvas, já que aumentam a superfície de contato do pneu à pista. Em linhas gerais não há necessidade para cambagem positiva em um carro de corrida, no entanto uma cambagem negativa muito alto vai prejudicar a estabilidade do carro nas retas — especialmente durante a aceleração e frenagem.

Já o TOE é o ângulo da roda quando observado de cima do carro. Ajustes de TOE positivo apontam a parte posterior da roda para dentro, enquanto que as negativas colocam as rodas apontando para fora do veículo.

Os efeitos do TOE são limitados, mas determinam o índice de desgaste dos pneus e a estabilidade em linha reta e na entrada das curvas. Um TOE positivo pode causar subviragem (quando o carro não “vence” a curva), enquanto o TOE negativo está sujeito a sobreviragem (quando a traseira do veículo se move para a parte de fora da curva).

Por fim temos o caster, ou seja, a inclinação da linha central do pivô de sustentação da roda. O caster positivo é a inclinação do pino mestre à frente da área central de contato com o solo, e o negativo joga o pino atrás desta linha imaginária que se refere ao ponto de contato do centro do pneu com o asfalto.Caster positivo

O ajuste de caster também exerce outros efeitos relacionados à geometria da suspensão, principalmente na tomada de curvas mais fechadas. O caster positivo endireitar a roda quando o veículo movimenta-se para frente, melhorando assim a estabilidade em linha reta.

Essa configuração também mostra seus efeitos nas curvas, quando o a suspensão dianteira achata-se e as rodas assumem um camber negativo de forma natural. Como já vimos esse efeito aumenta a aderência na pista e é intensificado com caster positivo. Vale ressaltar que um caster muito elevado vai prejudicar a tomada das curvas, por conta da tendência natural das rodas de centrarem-se ao invés de abrir para as curvas.

Suspensão

Transmissão de energia da excitação de base


A suspensão do veículo pode receber ajustes em vários componentes, os mais importantes são a tensão das molas, a altura e os amortecedores. As configurações básicas colocam a suspensão macia, na qual a tensão das molas está preparada para aturar os desníveis das ruas.

Dentro das pistas os ajustes devem ser diferentes, já que não há lombadas ou buracos por todas as partes. Portanto suspensões mais “duras” serão muito mais úteis (especialmente nas curvas). Contudo, uma suspensão muito dura irá afetar a volátil natureza do seu camber.

Um ajuste refinado garante a segurança.

Um ajuste refinado da suspensão irá manter o ângulo das rodas mais constante, assegurando assim maior aderência à pista e estabilidade durante as curvas. Uma suspensão muito dura fará com que o ângulo do camber mude — já que a suspensão passa a trabalhar em arco —, resultando assim em uma distribuição desigual de peso.

Outro problema é que uma suspensão muito dura é incapaz de lidar com as menores imperfeições da pista. Um desnível por menor que seja fará com que o veículo “salte” e os pneus percam tração. Além disso, a configuração da suspensão para parte dianteira e traseira também é complicada.

Uma suspensão baixa é a mais interessante para os veículos de corrida. No entanto, antes de rebaixar um veículo é preciso ter atenção as características da pista e a distribuição de peso do carro. Mesmo assim, balancear a altura da suspensão traseira e dianteira é uma forma simples e divertida de encontrar o centro de gravidade do seu carro, por exemplo: uma suspensão traseira elevada joga o centro de gravidade do veículo para frente, o que pode aumentar a aderência dos pneus dianteiros.

Se a tensão das molas determina a movimentação da suspensão, os amortecedores controlam a oscilação das molas. A suspensão trabalha mesmo após o veículo ter passado pela saliência na pista, oscilando até que as molas retornam a sua posição normal.

Essa flutuação no balanço do peso do carro interfere diretamente na aderência do pneu à pista. Os amortecedores por sua vez controlam essa movimentação estabilizando o balanceamento do peso. Assim, amortecedores mais duros aumentam a velocidade em que o peso é transferido, diminuindo a instabilidade e melhorando a aceleração e frenagem do carro.

Amortecedores muito duros diminuem a eficiência da suspensão, que não trabalha o suficiente para administrar as imperfeições da pista causando assim perda de tração em determinados pontos da pista.

Aerofólios

Aerodinâmica para leigos


O sistema de aerofólios utiliza a força aerodinâmica para aumentar a aderência do veículo à pista. Como o efeito está atrelado ao vento, quanto mais rápido mais efetiva é a força atuante.

Aumentando a “downforce” da sua asa irá criar um efeito de “peso” que irá empurrar o seu veículo para baixo, adicionando tração e aderência. No entanto, por aumentar o “peso” do veículo a asa diminui a velocidade e aceleração do carro.

Quanto mais rápido mais efetiva a força do vento.

Outro ponto importante é o ajuste refinado do ângulo evitando as tendências naturais de sobreviragem e subviragem dos veículos (especialmente os de tração traseira), que tendem a perder o controle em curvas mais velozes.

sobre as historia do nintendo

Nintendo Company, Limited. (em japonês: 任天堂株式会社 Nintendou Kabushiki Gaisha?) é uma empresa japonesa fabricante de videogames. É tida como o grande símbolo mundial dos videogames devido a sua competência e sucesso na venda destes aparelhos/jogos pós-Atari e no seu extenso trabalho em criar personagens carismáticos que cativam o público.

Índice

[esconder]


História

O significado da palavra Nintendo pode ser: "Equipare-se aos céus", "Deixe que os céus façam por você", ou até mesmo: "Alcance o paraíso". Esse nome tem a intenção de dar um sentimento de superioridade ao consumidor e ser uma forma de propaganda e marketing com objetivo de comparar a Nintendo a uma "bênção divina" e relacioná-la a Deus.

A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi em 1889 e fabricava cartões artesanais de um tipo de baralho tradicionalmente japonês chamado Hanafuda. Em 1950,Hiroshi Yamauchi, bisneto de Fusajiro, fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com seus personagens.

Já na década de 60, Hiroshi Yamauchi tentou obter sucesso em outras áreas: fundou uma rede de TV, uma companhia alimentícia - que tentou vender arroz instantâneo, no estilo do macarrão instantâneo - e até mesmo motéis. Mas Hiroshi não consegiu obter o sucesso desejado, as empresas faliram e, ainda por cima, após as Olimpíadas de Tóquio a venda de baralhos diminui, quase levando a Nintendo à falência.

Em meados da década de 1970 a empresa começa a perder mercado para fabricantes de jogos eletrônicos como Bandai e Atari e entra definitivamente neste ramo com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos equipados com um eram LCD, chamados Game & Watch. O então criador Gunpei Yokoi daria início à era digital da empresa que prosseguiria ao longo das décadas de 1970 e 1980, com a fabricação de fliperamas. Mas os fliperamas da Nintendo não emplacavam nos Estados Unidos.

Então, Shigeru Miyamoto, um designer trabalhando desde 1977 na empresa, fora chamado para criar um jogo que pudesse usar os gabinetes do mal-sucedido Radar Scope. Miyamoto, que não entendia nada de tecnologia, criou um game sobre um marceneiro chamado Jumpman que salvava sua namorada de um gorila. Donkey Kong, lançado em1981, foi um sucesso, e revelou dois personagens: o gorila-título, e Mario, que se tornaria mascote da empresa.

Após outros arcades bem sucedidos, como Donkey Kong Jr., e Mario Bros., a empresa resolveu investir num console. O Famicom (Family Computer) foi lançado no Japão em 1983, e em 1985 foi lançado nos Estados Unidos com o nome NES (Nintendo Entertainment System). O NES é apontado por "salvar" a indústria de videogames que tinha entrado em crash no ano de 1983, vendendo cerca de 60 milhões de consoles. Com as grandes vendas deste console e dos jogos Super Mario Bros., Metroid e The Legend of Zelda a Nintendo consagra-se definitivamente como líder mundial e torna-se símbolo de toda uma geração. Nessa época, muitas pessoas nem mesmo usavam o termo "console", preferindo referir-se a esse tipo de aparelho simplesmente como "Nintendo".

Em 1989, a Nintendo lançou seu primeiro portátil, o Game Boy, e viu um primeiro grande concorrente surgir: a Sega, com seu Mega Drive. Com a Nintendo lançando a Super NES em 1991, as duas empresas lutaram ao longo dos anos 1990 pelo domínio do mercado dos consoles. A Mega Drive reduziria os 90-95% do mercado da Nintendo a meros 35%, mas jogos como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy garantiriam o primeiro lugar de volta à Nintendo.

Em 1995, a Nintendo anunciou seu próximo console, o Nintendo 64, e a Sony, gigante no mundo dos aparelhos eletrônicos, lançou a PlayStation (inicialmente planeado como periférico para o SNES, para ler CD's). Como a consola da Sony usava CDs, e o Nintendo 64 mantinha os cartuchos (devido aos seus tempos de loading serem muito menores), a maioria dos fabricantes abandonou a Nintendo para trabalhar com a Sony. O Nintendo 64 foi lançado em 1996 e foi superado pelo PlayStation, ficando em 3° lugar, atrás também do Sega Saturn, mas garantiu a segunda posição nos EUA.

Em 1996, foi lançado o Game Boy Pocket, versão menor do original, e os primeiros jogos de Pokémon, que garantiram vendas enormes do portátil e viraram uma enorme fonte de lucro para a empresa. Em 1998, fora lançado o Game Boy Color.

Sede da Nintendo em Kyoto, Japão

Em 2001, a Nintendo lançou o sucessor da N64, a Nintendo GameCube. O console sofreu uma dura concorrência da Sony com o Playstation 2, e da recém-chegadaMicrosoft e o seu Xbox. Também em 2001 apareceu o sucessor do Game Boy, o Game Boy Advance, que foi logo substituido pelo Game Boy Advance SP, que revolucionou o mercado por ser o primeiro com luz própria.

Em 2004 foi apresentado um novo consolo portátil, o Nintendo DS, com um conceito inovador: duas telas, sendo uma delas tocável, como nos Palmtops, que recebeu 3 milhões de pré-encomendas no seu lançamento. Este também sofreu uma dura concorrência com a chegada do portátil da Sony o Play Station Portable (PSP). Em 2005 foi lançada uma versão à parte do Game Boy Advance, o Game Boy Micro.

Na E3 de 2005 a empresa anunciou a sua entrada na nova geração, lançando o seu novo console, com o codinome Revolution. Em 2006, esse Revolution mudou de nome para Wii. Para muitos gerou controvérsia, pois não fazia sentido, mas, com o passar do tempo, as pessoas descobriram que fazia todo o sentido, já que para um não-gamer, ao ouvir esse nome e saber que é um vídeo game, ele saberá que este é bem simples e fácil de jogar. Ao final de 2006, foram lançados o Wii(em 19 de Novembro nos EUA e em 2 de Dezembro no Japão) e um de seus rivais, um novo membro da velha família PlayStation, o PlayStation 3, que, junto com o Xbox 360(lançado um ano antes), teria os mais avançados gráficos e som dos vídeo games, mas isso o torna caro demais até mesmo para americanos, custando US$600. A Nintendo, ao contrário, não queria gráficos avançados ainda, mas sim colocar uma nova forma de jogar com o Wii-mote, que acompanha os movimentos dos jogadores e atrair novos gamers para o mercado de vídeo games, e com isso conseguiu a liderança dos consoles.

Em 2006, a empresa lança o Nintendo DS Lite, uma versão mais fina do Nintendo DS original e com melhores gráficos.

Em 2008, foi lançada outra versão do Nintendo DS, o Nintendo DSi, que vem mais fino que o Nintendo DS Lite, mas um pouco mais largo, vem também com duas cameras de o equivalente a 3 megapixels, além de sua melhor conexão.


Escritórios e Localizações

Nintendo Company, Limited (NCL) é baseada em Minami-ku, Quioto. O prédio que até 2000 era o escritório principal é agora um prédio para pesquisas e desenvolvimento Higashiyama-ku, Quioto, Japão (00_N_135_46_10. 48_E_ 34° 58′ N 135° 46′ E {{{3}}} ). O primeiro escritório em Quioto ainda pode ser encontrado em (03_N_135_45_58. 66_E_ 34° 59′ N 135° 45′ E {{{3}}} ). Nintendo of America, Incorporated (NOA), a divisão americana se localiza em Redmond, Washington. Existem divisões de distribuição em Atlanta, Georgia (Nintendo Atlanta) e North Bend, Washington (Nintendo North Bend).

Nintendo of Canada, Limited (NOCL) se localiza em Richmond, com seu centro de distribuição em Toronto, Ontario.


Produtos


Nintendo Entertainment System

Nintendo Entertainment System
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Nintendo Entertainment System

O Nintendo Entertainment System (NES) foi um lançamento da Nintendo para os EUA, Canadá, Europa e Austrália. Este primeiro console da empresa surgiu no Japão em julho de 1983 com o nome de Famicom (abreviação de Family Computer) e devido ao seu grande sucesso foi relançado naqueles outros países com o nome de NES.

O sucesso deste console foi devido parcialmente ao seu baixo preço (cerca de cem dólares americanos ou estadunidense). O presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, deu instruções aos engenheiros da empresa para que fabricassem um videogame de baixo custo de produção e de uma tecnologia avançada, que não pudesse ser equiparada pelos seus concorrentes. Com um processador tão potente quanto os computadores da Apple daquele tempo, O NES era mais avançado do que o Atari 2600.

O NES é considerado o salvador da indústria de videogames nos EUA, que andava decadente. O NES teve a estréia de grandes franquias como Super Mario Bros., Metroid, Zelda,Castlevania, Metal Gear, Final Fantasy e Mega Man.


Super Nintendo Entertainment System

Super Nintendo Entertainment System

A Nintendo lançou o Super Famicom no Japão em 21 de novembro de 1990. Em agosto de 1991 ela lançou o mesmo console nos EUA com o nome de Super NES (ou SNES). Em 1992 foi a vez de a Europa receber o novo videogame. O Super NES seguiu o caminho do seu antecessor, ostentando um bom hardware e baixo preço. O controle também sofreu modificações, ganhou nova forma e mais botões.

No Japão, O Super Famicom tomou conta do mercado facilmente. Nos EUA, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Sega Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter 2, Super Metroid, Mortal Kombat, e os jogos das séries Final Fantasy,Dragon Quest e Donkey Kong Country. Nos EUA, entretanto, o total de vendas do Super NES foi inferior ao Mega Drive, embora no mundo todo a Nintendo tenha vendido mais consoles que sua concorrente.

Nintendo 64

Nintendo 64
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Nintendo 64

Em Junho de 1996 no Japão, a Nintendo lançou o seu terceiro console doméstico, o Nintendo 64 - N64 (inicialmente chamado de Project Reality e Ultra 64), que incluía melhoras significativas em computação gráfica 3D e um novo joystick analógico. A Nintendo optou por continuar utilizando mídia de cartuchos, uma decisão surpreendente, especialmente considerando a escolha dos concorrentes em utilizar mídias de armazenamento mais atualizadas como CD-ROM. Esta decisão pode ter afetado a quantidade de jogos lançados para o Nintendo 64; CD-ROMs são mais baratos de produzir que cartuchos, o que se traduz em menores custos para desenvolvedores terceirizados — como a Nintendo decidiu por não utilizar CD-ROMs, desenvolvedores estariam mais interessados em lançar jogos para o PlayStation da Sony e para o SEGA Saturn da SEGA, os quais utilizavam CD-ROMs. Especulou-se que esta também teria sido a razão pela qual a Squaresoft (hoje Square Enix) parou de desenvolver jogos para Nintendo e começou a lançar seus jogos para o SonyPlayStation, e depois para o PlayStation 2.

A Nintendo também divulgou características "inovadoras" e "groundbreaking" do Nintendo 64 — tais quais suas quatro entradas para controles, o joystick analógico, o rumble pak (fazia com que o comando tremesse) e um processador de 64 bits.

O primeiro jogo de Mario em 3D foi lançado para o N64 com o título de Super Mario 64, nomenclatura recorrente para quase todos os jogos 3D até hoje. Outros jogos de sucesso foram GoldenEye 007 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time; largamente reconhecido como um dos melhores jogos de todos os tempos (Premiado pela Nintendo World Brasil).


Nintendo Gamecube

Nintendo Game Cube
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Game Cube

O Nintendo GameCube, chamado de Dolphin durante o desenvolvimento, foi o primeiro console a utilizar mídia ótica pela Nintendo - mas ao invés de DVDs normais, usa mini DVDs. Na verdade não são estas mídias que são difíceis de falsificar, mas a tecnologia colocada nestas mídias que impedem a falsificação. Entre os jogos de mais sucesso estão: The Legend of Zelda: The Wind Waker,The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Mario Sunshine, Mario Kart:Double Dash!!, Mario Power Tennis, Super Smash Bros. Melee, Metroid Prime, Metroid Prime 2: Echoes e Resident Evil 4. O GameCube até roda cartuchos de Game Boy e GBA com um acessório acoplado embaixo do console.

Game Boy Player - Permite executar cartuchos de todos os tipos de Game Boy em uma televisão, usando tanto o controle do GameCube, com duas configurações possíveis, ou um Game Boy Advance conectado.

Assim como em outros consoles da Nintendo, o GameCube teve uma grande quantidade de acessórios.

  • Controles - disponíveis nas cores Indigo, Black, Spice (Laranja), Platinum e Indigo-clear. Também foram criados diversos controles em edições limitadas, como metade "Platinium" e a outra metade com a cor "Red", com o logotipo "M" do Mario no lugar do tradicional logotipo do Nintendo GameCube visto nos controles normais. Também foram feitos controles específicos para certos jogos, como um controle em forma de motosserra especialmente para o Resident Evil 4. Recentemente a Nintendo anunciou que lançará um controle na cor branca (combinando com o Wii, sucessor do console) previsto para maio de 2008 no Japão.
  • Wavebird - versão do controle sem-fio através de ondas de rádio.
  • Memory Cards - cartões onde ficam salvos o progresso dos jogos. Foram lançadas versões de 59, 251 e 1019 blocos, com o máximo de 127 arquivos (independente do tamanho) por cartão. Agora também tem disponível Memory Card USB permitindo salvar ou recuperar seus jogos no PC.
  • Nintendo GameCube-Game Boy Advance cable - conecta o GameCube com o Game Boy Advance para os jogos que ofereciam suporte a esta característica.
  • Adaptadores de Modem ou Banda larga (para jogos pela Internet ou em LAN)
  • Cabos de vídeo componente para compatibilidade com as tecnologias de scan progressivo com resolução de 480p que requer um GameCube com saídas para vídeo digital. Menos de um porcento dos usuários do GameCube utilizaram a resolução de 480p, e eventualmente a saída de vídeo digital foi sendo removida dos sistemas mais recentes para diminuir os custos de produção.
  • Cabos RF - para uso em televisões mais antigas. Disponível apenas em regiões que usam a tecnologia PAL.
  • DK Bongos - bongos de dois botões usados em jogos de ritmo e música como Donkey Konga, Donkey Konga 2 e Donkey Konga 3, além do jogo de plataforma Donkey Kong Jungle Beat e o jogo DK Bongo Blast.

DK Bongo

  • Microfone - conectado na segunda entrada de cartões de memória do console, foi usado nos jogos Mario Party 6, Mario Party 7, e Karaoke Revolution Party para comandos de voz pré-determinados. Odama também incluia um clipe para grudar o microfone ao controle, já que os comandos eram acionados pelo botão X do controle.
  • Adaptador de Cartões SD - lançado apenas no Japão, permitia a gravação e a troca de informações entre PC e o videogame. Usado em jogos como Animal Forest e+.
  • Um pad de dança, incluido com o jogo Dance Dance Revolution: Mario Mix. Possui quatro setas.
  • Teclado ASCII - usado em jogos on-line como Phantasy Star Online Episode I & II. Ele possui, ao lado, os botões do controle normal do Gamecube para acesso aos recursos normais do jogo. Dificilmente encontrado fora do Japão.


Nintendo Wii

O Wii durante a E3 de 2006
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Wii

Wii, antes codenomeado "Nintendo Revolution", é o console sucessor do GameCube. Pouco a pouco os seus atributos têm sido revelados: recentemente foi mostrada uma foto que indica que está sendo um dos menores consoles da história, sendo comparado a três caixas finas de DVD empilhadas. Foi lançado em 19 de Novembro de 2006 nos EUA e no Japão foi lançado em 2 de Dezembro.

Um dos seus maiores segredos, o comando, foi revelado pela Nintendo, no Tokyo Game Show 2005. O comando em projeto parece uma mistura entre um controle de TV e um iPod. Possui um botão A maior na frente, um direcional em cruz e dois botões 1 e 2 mais abaixo. Atrás um botão B em forma de gatilho. Mas o conceito revolucionário está no fato de possuir um sistema de giroscópio capaz de perceber qualquer movimento feito pelo controle nas coordenadas X, Y e Z. Ou seja, tanto de lado, como na vertical ou em profundidade! Desde movimentos laterais até giros, tudo pode ser percebido e repassado para os jogos. O comando ainda permitirá conexão de mais periféricos para que sejam experimentadas várias possibilidades de configuração de jogo diferentes, dependendo do estilo do jogo. Inclusive, a Nintendo já comunicou que fará uma "case" parecida com os comandos atuais. Com o comando Wii-remote(como ficou conhecido o novo comando) inserido nessa "case", o jogador terá a capacidade de jogo tradicional com os recursos de movimentação do Wii-remote.

Mais segredos foram revelados no dia 14 de Setembro de 2006, como data de lançamento e funções, como previsão meteorológica do mundo, canal da Internet, canal de notícias, um "Photoshop" para o Wii e outras coisas. O Wii está permitindo o download de clássicos da Nintendo, jogos do NES, Super NES e Nintendo 64 (e os concorrentes Sega Mega Drive e TurboGrafx 16), além de ser compatível com os discos do Nintendo GameCube. Sabe-se também que ele virá com uma interface Wi-Fi embutida de fábrica. O Nintendo DS também pode se comunicar com o Wii sem cabos, podendo fazer download de vídeos e demos para o DS, melhorando a interação existente entre o GBA e a Game Cube.

Aos poucos, o Wii foi recebendo o apoio de diversas empresas, tanto pequenas como as grandes desenvolvedoras, como EA games, Ubisoft, THQ, etc.. Inclusive, como é o caso da Ubisoft, algumas empresas estão aos poucos parando, retardando, ou mesmo cancelando a produção de jogos para outros consoles dessa 7ª geração de games. Até mesmo há jogos que anteriormente eram planejados exclusivamente paraPlaystation 3 que agora estão sendo (ou serão) lançados para o Wii, como grandes jogos, e serão depois de quase um ano, feitos remakes do jogo, como é o caso de Rayman: Raving Rabidds.

Lançamento

A Nintendo confirmou o lançamento do Wii na América do Norte e do Sul para o dia 19 de novembro – dois dias após a chegada do PlayStation 3 –, custando US$249,99. O console está acompanhado de um Wii-mote, uma extensão Nunchuk, a barra sensorial para capturar os movimentos do controller e também um jogo: o Wii Sports. Além dos jogos de golfe, tênis e baseball, mostrados na E3 2006, a Nintendo revelou também as modalidades boliche (boling em Portugal) e boxe, que foram incluídas no pacote.

Controllers extras e a extensão Nunchuk poderão ser comprados separadamente, sendo que no Japão um Wii-mote custará aproximadamente 3800 Ienes (US$39,99), um Nunchuk 1800 Ienes (US$19,99), e o controller clássico (aquele que remete ao design do controller do SNES), também 1800 Ienes (US$19,99).

Em relação ao lançamento japonês do Wii, ele acontecerá no dia 2 de dezembro, custando 25.000 Ienes (que equivale à, aproximadamente, US$213). O valor reduzido da versão japonesa do console pode ser explicado pela ausência do Wii Sports no pacote, pois o mesmo será vendido separadamente. Vale lembrar que o DS foi lançado em novembro de 2004 nos EUA e, duas semanas mais tarde, em dezembro, no Japão – tal como acontecerá com o Wii.A meta da Nintendo é enviar às lojas de todo o mundo quatro milhões de unidades do Wii até o final do ano e seis milhões até o final de 2007.


Jogos

A cada novo console lançado, há sempre o desafio de preparar a maior quantidade de jogos para o primeiro dia de vida do mesmo. O caso da Nintendo não foi diferente. A empresa prometeu a maior linha de jogos da história para o lançamento duma consola. Para tal façanha, serão disponibilizados na América do Norte e Sul 30 jogos durante fase de lançamento, sendo que mais que a metade deles estarão disponíveis desde o primeiro dia do console. Já no Japão, o número cai para 16 títulos.

Todos os jogos first party (isto é, desenvolvidos pela própria Nintendo) custarão US$49,99 – o preço padrão de jogos para GameCube e US$10 a menos que os jogos para Xbox 360. A Nintendo disse acreditar que as outras empresas deverão vender seus jogos pelo mesmo preço.

Muito mais do que uma consola de videojogos com a sua nova filosofia de atrair um público amplo ao mundo dos jogos, acessível à todos, a Nintendo revelou os “Wii Channels”. A nova tacada da empresa é disponibilizar um mundo de possibilidades aos usuários, através de uma interface simples e intuitiva, na qual se encontram canais gratuitos de acesso à internet, notícias, previsão do tempo e muito mais.

Através do browser Opera, será possível navegar pela internet sem custos adicionais, usando uma rede Wi-Fi ou via modem. Para gravar dados, os usuários poderão usar cartões de memória. Haverá ainda a opção “Message Board”, que possibilita o envio de mensagens, fotos e outros arquivos para outros consolas Wii, PC's e telemóveis.

Através do “Wii Shop Channel” os usuários poderão também fazer download e, inclusive, comprar jogos de consoles antigos como NES, Super Nintendo, Mega Drive, TurboGrafx 16 e Nintendo 64, através do serviço Virtual Console. Todos os jogos adquiridos ganham um espaço próprio na tela inicial do Wii Channels. 30 jogos estarão disponíveis já no lançamento, incluindo Legend of Zelda, Super Mario World e Mario 64. A cada mês, em torno de 10 jogos serão disponibilizados para o serviço.

A compra dos jogos é feita através dos Wii Points, a moeda virtual que será utilizada nas micro transações. 2000 Wii Points custarão US$20. Até o momento, o preço dos jogos dos consoles da própria Nintendo são:

  • 500 Wii Points para títulos de NES (equivalente a US$ 5);
  • 800 Wii Points para títulos de SNES (equivalente a US$ 8);
  • 1000 Wii Points para títulos de N64 (equivalente a US$ 10).

O sistema contará também com o “Photo Channel”, um visualizador de fotos com suporte à cartões de memória. Basta inserir o cartão da sua máquina fotográfica digital no Wii, que um álbum contendo todas as suas fotos é criado automaticamente. Além das diversas opções de visualização, o “Photo Channel” permite também que brinque com as fotos, através de mini jogos do tipo quebra-cabeças. Vídeos também são suportados.

Outra novidade foi o “Mii Channel”, um canal que funciona como um organizador de perfis. Nele, o jogador pode criar seus próprios “Miis”, uma espécie de avatar, usando centenas de opções de customização para seu bonequinho, como formato do rosto, cabelo, boca, etc.. Imagine o sistema de criação de personagens de “The Sims 2”, mas com um visual "LEGO" – os bonequinhos são os mesmos do Wii Sports. Depois de criar seu personagem (no caso da apresentação, foi criado um bonequinho de Samuel L. Jackson), o jogador coloca-o num pátio, para onde vão todos os personagens já criados para a consola.

A partir daí, o jogador poderá usar seu próprio personagem em jogos como o Wii Sports, Wario Ware Smooth Moves e quaisquer outros jogos que derem suporte aos “Miis”. Além disso, é possível transportar todos os “Miis” para o Wii-mote e instalá-los em outros consoles Wii, para criar uma verdadeira população de bonequinhos.


Consoles portáteis


Nintendo Micro VS. System

Lançado no Japão em 1984, este portátil, não muito popular, foi um dos primeiros (se não o primeiro) a permitir dois jogadores simultâneos.

Originalmente lançado com o jogo Donkey Kong 3.


Game Boy

Game Boy
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Game Boy

O Game Boy foi o primeiro console portátil popular, lançado em 1989. Sua popularidade inicial foi pelo fato de ser acompanhado do jogo Tetris,[1] e mais tarde pelo lançamento dos jogos Pokémon. Era o único modelo disponível até 1995. Em 1996, foi lançada uma versão menor, o Game Boy Pocket e em 1997 foi lançada o Game Boy Light, que vinha com uma luz interna, para se jogar no escuro.


Virtual Boy

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Virtual Boy

O Virtual Boy, mostrado pela primeira vez ao público em Novembro de 1994, o "portátil" prometia uma revolução na forma de jogar, embalado pela popularização da realidade virtual. Sua inovação principal consistia no dispositivo (um óculos em forma de monitor) para mostrar imagens em 3D, pela primeira vez utilizado em um videogame. O Virtual Boy foi projetado pelo gênio do hardwareGumpei Yokoi, que também foi o pai do Game Boy e tantas outras criações da Nintendo. Apesar do ousado conceito, o console foi um fracasso por não conseguir simular a realidade virtual e ainda causar dores de cabeça aos jogadores, uma vez que a tela monocromática exibia apenas as cores vermelha e preta, mostrando uma falha de execução da Nintendo.

[editar]Game Boy Color

Game Boy Color
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Game Boy Color

Em 1998 a Nintendo lançou o Gameboy Color, que é compatível com os jogos do Gameboy original e ainda aceita 52 cores simultâneas na tela. O grande sucesso do Gameboy é a série Pokémonque rendeu nada menos do que 3 bilhões de dólares a Nintendo em apenas 3 anos.


Game Boy Advance

Game Boy Advance
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Game Boy Advance

O sucessor do Game Boy foi lançado em 2001. O console podia rodar os jogos dos outros Game Boys, e tinha capacidade muito maior (32 bit). Além disso, pode ser conectado ao Gamecube através de um acessório, permitindo grandes inovações.

  • Pode-se jogar com game link até 4 jogadores;
  • Pode rodar Linux (uClinux).


Game Boy Advance SP

Game Boy Advance SP
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Game Boy Advance SP

O Game Boy Advance SP é o Game Boy Advance redesenhado. A Nintendo colocou nele algumas atualizações no design e outras características, permanecendo todas as características anteriores, incluindo o tipo the Game Pack (além da retro compatibilidade com os Game Packs do GB e GBC, assim como o GBA comum). Isso garante que os jogos lançados após o lançamento do GBA SP são compatíveis com o seu antecessor (o GBA). Este novo GBA apresenta um novo design que faz com que ele ocupe menos espaço, cabendo facilmente no bolso. Mas não só o design que foi modificado, foram adicionadas outras melhorias, como a utilização de iluminação na tela. Conhecido como Frontlight, ele ilumina a tela, podendo se jogar no escuro. Outra evolução foi a utilização de uma bateria recarregável oficial da Nintendo, que acompanha o portátil.

Além disso muitos jogadores de Pokémon confirmam que o design do Game Boy Advance SP é promocional e semelhante a uma Pokedex ou Poke-Agenda.


Nintendo DS

Nintendo DS
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Nintendo DS

O Nintendo DS é o "irmão mais novo" dos Game Boys e possui como inovações o uso de duas telas, sendo uma delas sensível ao toque (Touch Screen) e microfone embutido. O DS é capaz de apresentar gráficos 3D, semelhantes ao do Nintendo 64, e foi o primeiro portátil da Nintendo a apresentar a tecnologia Backlight, diferente do GBA SP, que oferecia o Frontlight o que ás vezes fazia a tela ficar branca dependendo da sua posição perante a ele. O console também tem conexão wi-fi, sem fio, permitindo chats e multiplayer para jogos com apenas um cartucho (dependendo do jogo). O Nintendo DS roda, além dos jogos originais, apenas cartuchos do Game Boy Advance porém nenhum dos acessórios de GBA pode ser utilizado no DS.

Duas curiosidades sobre o Nintendo DS é que alguns dizem que o nome DS pode ser Dual Screen ou até mesmo Double Scene já que alguns jogos passam a mesma ação em cima e em baixo, e a outra curiosidade é que muitos titulos para o console tem em seus subtitulos as iniciais DS como Dawn of Sorrow e (etc).


Game Boy micro

Game Boy micro
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Game Boy micro

Pequeno, leve e estiloso, com tela luminosa e nítida, o Micro foi apresentado na E3 2005. Sendo uma nova versão do Game boy Advance, também serve para a biblioteca de mais de 700 títulos do Game Boy Advance. Pode ser personalizado com capas que mudam. O Game Boy Micro foi lançado em setembro de 2005. No Brasil, custava R$ 700,00. A única desvantagem do GBA Micro é falta da Retro compatibilidade com o GB e GBC. Porém, assim como o GBA SP o GBA Micro tem diferenças apenas no design e no Backlight, herdado do Nintendo DS.


Nintendo DS Lite

Nintendo DS Lite
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Nintendo DS Lite

O Nintendo DS Lite é a versão mais nova do Nintendo DS Clássico, porém ele é mais fino (slim) e possui uma definição de imagem muito melhor que a versão anterior, além de ter um visual mais elegante e a bateria mais duradoura. Ele conta com uma novidade chamada backlit, uma nova luz e é mais potente. Agora não dá para desligá-la, só ajustá-la de acordo com o ambiente. As demais mudanças são apenas estéticas. O microfone e o medidor de bateria estão no centro, o espaço para colocar a Stylus mudou e a parte superior do novo modelo contém o símbolo (as duas telas), mas mantem o mesmo preço do modelo antigo. Ele está no topo das vendas no Japão. A Nintendo DS Lite chegou ao ocidente em maio de 2006. O preço é de US$ 130 (R$ 320)


Nintendo DSi

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Nintendo DSi

O Nintendo DSi é uma versão do Nintendo DS clássico, porém ele é mais fino que o Nintendo DS Lite, mas um pouco mais largo. Além de mudar um pouco no sentido estético, ele conta com uma melhor conectividade.

Lançado em Novembro de 2008 no Japão, e fora do ocidente em Março de 2009, o Nintendo DSi. O portátil adquiriu uma nova forma, assim como, suas duas telas touch screen, ter aumentando perspectivamente de 3.00 polegadas á 3.25. O aparelho ficou mais fino e leve que o DS Lite, tendo um acabamento diferente, que evidentemente, diminui as inúmeras manchas em que eram marcadas na versão anterior, também, tendo a stylus mais comprida.

Uma das principais diferenças do DSi, foi as duas câmeras que o aparelho ganhou. Uma delas fica virada para o jogador, na parte interna do aparelho, com 0.3 megapixel. E a segunda, fica no lado de fora, atrás do aparelho, com 3.0 megapixel.

O novo portátil, teve novos recursos e aplicativos adicionados. Um desses recursos, é o DSi Shop, tendo uma mecânica igual ao do "Wii Shop", é um novo canal de compras em que você compra jogos pelo aparelho, através de DSi Points, adiquirido em cartões em lojas autorizadas. Já os aplicativos, ele ganhou um editor de imagens, e músicas, o que fornece um entertenimento maior ao seus novos recursos adicionados.


Nintendo DSi LL/XL

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Nintendo DSi XL

O Nintendo DSi LL (versão japonesa) ou Nintendo DSi XL (versão americana e europeia) é a versão mais nova do Nintendo DS clássico, porém ele é um pouca maior que o Nintendo DSi, pois suas duas telas touch screen ficaram maiores e também mais nítidas. Continua com as mesmas melhoras do DSi e sua bateria foi melhorada, o que faz com que ele aguente muito mais tempo, como o Nintendo DS Lite.